Curiosidades
Acompanhe algumas curiosidades sobre sindicato e no perfil de segmento.


  • O recorde de presença nas reuniões de associados: Eng° Fernando Castro Alves (100% de presença), representante da empresa SK BOMBAS/ INDUMA, fabricantes das Bombas KING; sempre acompanhado de sua mulher a empresária Circe Jane Teles Ponte, também recordista de presença (100%)
  • Uma das tradições das reuniões do SIMEC, a famosa “confraternização”, foi idealizada pelo nosso saudoso Sebastião Arruda Gomes “O Babá”, que, ao final dos anos 70, ainda na antiga sede da FIEC, sugeriu que fosse servido um “uisquinho” após a reunião, hábito que se perpetuou e se aprimorou até os nossos dias. As eleições para Presidente no SIMEC sempre foram através de chapa única, uma demonstração da unidade que existe no Sindicato.
  • Engº. Marcelo Villar de Queiroz, grande fabricante de máquinas, entrou no Sindicato como associado em 09.09.1987. Na época a empresa se chamava INDUMAQ Indústria e Com. de Máquinas e Assessórios Ltda. Em abril/94 mudou o nome para VEDARE – Industrial Comercial de Máquinas. Ltda. Marcelo foi além de um grande fabricante de máquinas industriais era também um artista plástico, por aí existem várias telas pintadas por ele. Com as mãos, fabricando uma máquina, peça por peça, e com um pincel e uma tela era capaz de construir uma imagem com belas cores e paisagens maravilhosas com tal sensibilidade e beleza que encantava a todos que o conheciam. Com seu sorriso calmo e sua disposição em cooperar com o associativismo nas reuniões do Simec, mantinha presença constante nas ações da FIEC e do SIMEC. Até para comerciais e publicidade ele emprestou sua imagem após os sessenta anos. “A memória alimenta a cultura de um povo, nutre a esperança e torna humano o ser humano”, como tão bem disse o grande pensador Eliezer Wiesel, Prêmio Nobel da Paz de 1986.
  • Aqui buscamos sempre o que nos une e nunca o que nos separa.
  • A partir do dia 20.01.2009 a sala que o SIMEC ocupa no terceiro andar do Edifício Casa da Indústria passou a se chamar “Sebastião de Arruda Gomes”, justa homenagem ao nosso companheiro que, para todos, foi sempre sinônimo de união e fraternidade.
  • Nossa funcionária ANA ELSA ÁVILA está conosco desde 1995 e sua figura até se confunde com a do SIMEC.
  • Alguns de nossos associados aparecem sempre na premiação de Maiores Contribuintes do Estado: Aço Cearense (Capital) Tub & Form e Molas Tabuleiro (Interior) – Nosso setor detém 11,51% do PIB Industrial do Estado e gera cerca de 22.500 empregos formais. – Dentre estas empresas possuem grandes premiações por desenvolvimento de programas sociais e de preservação ambiental, como Gerdau, Metalic, Aço Cearense, Metal Mecânica Maia, Esmaltec, Fotosensores, dentre outros.
  • Em nosso quadro de associados temos o maior movimentador privado de cargas do porto do Pecém (Aço Cearense), o maior fabricante de tambores de freio do Brasil (Durametal), o maior fabricante da linha branca (Esmaltec), a maior fabricante de aços longos no Brasil (Gerdau) e um dos maiores fabricantes de móveis tubulares do país (Tub & Form).
  • O SIMEC, ao renovar sempre seus quadros dirigentes, tem sido celeiro de lideranças empresariais. Daqui saíram dois Presidentes da FIEC (Fernando Cirino Gurgel e Roberto Macedo) e três presidentes do CIC – Centro Industrial do Ceará (Fred Saboya, Fernando Cirino Gurgel e Francisco Baltazar Neto).
  • Estamos presentes nos conselhos do SENAI e do INDI, assim como nos conselhos temáticos da FIEC: Meio Ambiente e Pequenas Empresas. Somos o representante das indústrias do Estado com assento no Fórum Cearense da Aprendizagem Profissional da SRT/CE. Além disso, ocupamos de forma estratégica a direção da Câmara Setorial Eletrometal, órgão de apoio consultivo que atua junto à ADECE (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará). No âmbito regional, participamos do movimento COALIZÃO EMPRESARIAL, que reúne os sindicatos patronais metalmecânicos do Nordeste e Norte do País (www.coalizaoempresarial.org.br ).
  • A multiplicidade de setores envolvidos na cadeia produtiva que compõe o SIMEC permite que a maioria dos associados sejam parceiros entre si. Essa heterogeneidade garante que, ao participar das reuniões do SIMEC, o empresário tenha oportunidade de relacionar-se com parceiros e fornecedores gerando naturalmente um ambiente de negócios.
  • Além de um número significativo de empresas associadas, em contínuo crescimento, agrupamos as empresas que detém 80% da mão-de-obra do setor, o que reforça nossa legitimidade e representatividade junto ao poder público e nos destaca dos demais Sindicatos.
  • Registramos nesse último triênio (2009/2011) um crescimento da ordem de 157% no número de associados, ampliando nossa base de representação e fortalecendo a entidade.
  • O setor metalmecânico é o pioneiro no processo de industrialização urbana no Ceará. A primeira fundição local surgiu em meados de 1850. A história do nosso setor e do nosso Sindicato confunde-se com a história da indústria cearense.
  • A expectativa de instalação da Companhia Siderúrgica do Pecém vai impulsionar o crescimento do setor representado pelo SIMEC, projetando-o cada vez mais como gerador de riquezas e empregador de mão-de-obra intensiva no Estado.
  • O ciclo produtivo das empresas que compõem o SIMEC envolve desde as que reciclam aço (sucatas) até as que as transformam ao final do ciclo em produtos de altíssimo valor agregado.
  • DELEGACIA REGIONAL DO SIMEC – VALE DO JAGUARIBE Objetivando interiorizar as ações do SIMEC, e mantê-lo próximo das indústrias localizadas no interior do Estado, ação inserida no planejamento estratégico da entidade, foi instalada em 11.11.2010, por ato da atual Diretoria (Resolução Nº01/2010), a Delegacia da Região do Vale do Jaguaribe, região que desponta como um pólo importante do segmento metalmecânico e que breve sediará um Distrito Industrial com indústrias do setor. A sede provisória está localizada na cidade de Tabuleiro do Norte, Rua Manoel Franklin, 4555. Tem como Delegado Francisco Odaci da Silva, (Tabuleiro Aço Ind e Com. Ltda), que se constitui um elo entre a Diretoria e as empresas do setor na região, e tem como Coordenador Administrativo Ricardo Lopes de Castro Alves (SK Bombas Ltda).
  • DELEGACIA REGIONAL DO SIMEC – CARIRI Prosseguindo na estratégia de interiorizar as ações do SIMEC para mantê-lo próximo das indústrias estabelecidas no interior, foi instalada em 15.01.2011, por ato da atual Diretoria (Resolução Nº01/2011) a Delegacia da Regional do Cariri. O Delegado, indicado por seus pares durante a reunião de instalação, e referendado pela Diretoria do SIMEC, é o empresário Adelaido de Alcântara Pontes (Adenox), tendo como Coordenador Administrativo Ailton de Souza (Bom Sinal). A representação na região do Cariri está sediada na cidade de Juazeiro do Norte.
0
Envie uma mensagem
Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.
Seu nome
* E-mail
* Descreva seu problema
Login Chat
Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!
Seu nome
* E=mail
Estamos online!