Decálogo da Governança Sindical


Decálogo da Governança
Pensando na aplicação do conceito de Governança no nosso dia-a-dia, o Presidente da FIEC organizou alguns enunciados, com a intenção de mostrar como deve ser um Sindicato da nossa Federação (Roberto Macedo)


1. Representativo
O Sindicato deve ter uma representação mínima que expresse significativamente, em termos quantitativos e qualitativos, a dimensão do seu setor.

2. Profissionalizado
O Sindicato não tem dono. É administrado por uma diretoria que atua respeitando a sua natureza pública e aplicando as melhores práticas de gestão empresarial.

3. Ético
O Sindicato somente deve praticar ações que sejam reconhecidas pela sociedade, com base em valores norteadores do bem-comum.

4. Gestor de demanda
O Sindicato deve gerir a demanda das empresas do seu setor para o bom uso de todo o Sistema FIEC, em beneficio dos seus associados.

5. Alavancador
O Sindicato deve induzir e facilitar a montagem de sistemas consorciados capazes de congregar pequenas empresas para atender demandas que extrapolem suas capacidades industriais.

6. Modernizador
O Sindicato deve incentivar e prover os meios para a gestão profissionalizada das empresas, aplicando as melhores e mais atuais praticas administrativas.

7. Motivador
O Sindicato deve estimular e facilitar a capacitação continuada de pessoas em todos os seus níveis, de forma a atender às necessidades sempre crescentes da nova indústria.

8. Inovador
O Sindicato deve difundir e apoiar programas voltados para inovações tecnológicas de produtos e processos, bem como contribuir para o acesso às fontes de recursos existentes para a realização de pesquisas e desenvolvimento.

9. Integrador
O Sindicato deve integrar as ações do seu setor nas cadeias produtivas afins, visando a obtenção de vantagens competitivas ( fiscais, tributárias, volumétricas etc) para a inserção competente das empresas na economia nacional e global.

10. Responsável
O Sindicato deve ser o guardião da prática da responsabilidade social e ambiental dos seus associados, contribuindo para o fortalecimento da imagem institucional do empresariado industrial.

0
Envie uma mensagem
Desculpe! Não estamos por aqui agora. Deixe uma mensagem e nós retornaremos para você, o mais breve possível.
Seu nome
* E-mail
* Descreva seu problema
Login Chat
Dúvidas? Nós estamos aqui. Envie-nos uma mensagem!
Seu nome
* E=mail
Estamos online!